FILIE-SE A UNIÃO DOS ESTUDANTES DE MARIANA!

ENTRE EM CONTATO ATRAVÉS DO MSN: uemariana@hotmail.com

1.4.12

ESTUDANTES DE MARIANA PARTICIPAM DE PROTESTO CONTRA O GOLPE MILITAR DE 64 NO RIO DE JANEIRO!

Uma manifestação de estudantes e ativistas terminou em confusão na tarde desta quinta-feira (29) na Cinelândia, no centro do Rio. O grupo, composto por cerca de  600 pessoas, protestava  em frente à sede do Clube Militar contra um evento feito por membros da Frente Integralista Brasileira em comemoração ao aniversário do golpe militar de 1964 -- ocorrido em 31 de março daquele ano.


Com bandeiras do Partido Comunista  e palavras de ordem de esquerda, cerca de 600 manifestantes ocuparam na tarde desta quinta-feira 29 a frente do Clube Militar, na Cinelândia, centro do Rio. Lá dentro, os integrantes do clube promoviam uma reunião para lembrar o golpe militar de 31 de março de 1964. O vice-presidente da agremiação, general da reserva Clóvis Bandeira, classificou a Comissão da Verdade, criada pelo governo para apurar crimes cometidos durante os governos militares, como “revanchista”. À medida em que os participantes do encontro saiam para a rua, eram recebidos com vaias e apupos. Homens da Polícia Militar esticaram dois cordões de isolamento para afastar os manifestantes do prédio, mas as barreiras foram pressionadas. Para conter a manifestação, bombas de gás lacrimogênio foram lançadas pela PM entre os integrantes do protesto. Um jovem foi preso. Quatro ficaram feridos.


Cerco a Clube Militar causa tumulto no centro do Rio
Cerco a Clube Militar causa tumulto no centro do Rio 

Manifestação na Cinelândia contra oficiais da reserva que não aceitam a Comissão da Verdade é dispersada pela polícia com bombas de gás lacrimogênio e prisões; vice-presidente do Clube Militar classificou apuração dos crimes da ditadura como posição 'revanchista'





 À saída do encontro, os ex-militares foram hostilizados pelos manifestantes, chamados de torturadores e assassinos. A PM utilizou bombas de efeito moral e jatos de gás de pimenta para dispersar a multidão.